O município de Rancho Queimado está localizado a 65 Km de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil. O município de Rancho Queimado tem suas origens na Colônia Santa Isabel fundada em 1846, 2º Colônia alemã de Santa Catarina. O município explora a agropecuária. Cultivam cebola, tomate, milho e os deliciosos moranguinhos, é conhecido como capital catarinense do morango. É grande produtor de mel de excelente qualidade, de flores silvestres e eucalípto. Clic nas fotos para ampliá-las! Colônia Santa Isabel A Colônia Santa Isabel foi fundada em 1847 por imigrantes recem-chegados da Alemanha. A maioria era da região do Hunsrück, no atual estado de Rheinland-Pfalz.
Professavam a religião católica e a luterana. Santa Isabel foi instalada às margens do caminho-de-tropas que ligava o litoral catarinense ao planalto serrano (Lages). Em 22.09.1902 - O Distrito de Santa Isabel passa a ser denominado Rancho Queimado. As terras da Colônia Santa Isabel integra os municípios de Águas Mornas e Rancho Queimado!!! O nome da Colônia foi uma homenagem à princesa Isabel, recém-nascida. Na época, o Brasil era um império. Inicialmente, havia a sede da colônia, que era em terreno excessivamente montanhoso e impróprio para a agricultura. Foram fundadas e povoadas as linhas coloniais Loffelscheidt e a Primeira Linha. Mathias Joseph Hillesheim e sua família que haviam chegado em Desterro ( atual Florianópolis) em 05.01.1847 no Sumaca "Quatorze de Novembro" receberam em 16.07.1847 a Sorte nº 43 com 200 braças de frente por 1.000 braças de fundos, lado direito, na 1ª linha Velha da Colônia, no Rio dos Bugres. Foram a 2ª leva de imigrantes para a Colônia Santa Isabel. Em 1860, o governo imperial mandou novos imigrantes para a colônia, que desde 1851 não recebia novos imigrantes. O núcleo foi ampliado, fundando novas linhas coloniais: Segunda Linha, Terceira Linha, Quarta, Quinta, Sexta Linha, Rancho Queimado, Linha Scharf e Taquaras. Em 22.03.1861 chegou ao Brasil, o imigrante Wilhelm Richartz e família, que se estabeleceram na Colônia Santa Isabel. Em 1863, receberam terras nas proximidades da sede da Colônia, lado direito, na Sexta linha, no Rio Antinhas. Em 1862, Johannes Weber e sua família se estabelecem na Colônia Santa Isabel, na Terceira Linha. Viveu em Santa Isabel até por volta de 1884, quando se transferiu para a comunidade do Louro, hoje Antonio Carlos - SC, onde foi professor da Capela do Louro em 1902, e seu filho Pedro Weber também.( Fonte: livro "Alto Biguaçu" de Raulino Reitz - página 328). Em 07.02.1903 foi realizado o 1º casamento com registro Civil em Rancho Queimado. O noivo era Leonardo Theisges Jr, 22 anos e a noiva, Dorothea Eli, com 21 anos.
Ele era filho de Leonardo Theisges e Maria Weber. E a noiva, filha de Guilherme Eli e Margaretha Fritzen. A região é muito interessante pelo aspecto histórico-cultural. As Colônias alemãs: Vargem Grande, Teresópolis e Santa Isabel entre outras, foram fundamentais na História de Santa Catarina. As colônias deram origem às cidades: Rancho Queimado, Águas Mornas, Antonio Carlos, Biguaçu, Antonio Carlos, Anitápolis, S. Pedro de Alcântara, etc. Os imigrantes são os fundadores destas cidades. Estes, cumpriram com a finalidade da imigração na região sul, que era colonizar essa região do Brasil, e assim evitar as invasões de espanhóis, argentinos e paraguaios que invadiam essa região na época. A região é habitada pelos descendentes dos imigrantes alemães. Ainda guarda a herança cultural dos velhos tempos... Na Colônia Santa Isabel, podemos visitar as igrejas católica ( mais antiga) e Evangélica Luterana que foi construída em 1860. Há os antigos cemitérios onde repousam
nossos ancestrais imigrantes. Na época, havia uma certa hostilidade entre as pessoas de religião católica e as Luteranas. Cada uma tinha seu próprio cemitério ao lado da
sua respectiva igreja. Não queriam ser enterrados no mesmo cemitério. Alguns sobrenomes de Imigrantes encontrados em Rancho Queimado (Colônia S. Isabel e Theresópolis): Informações:
Glacy Weber Ruiz E-mail:
|